A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) de Patos, prendeu, nesta terça-feira (27), dois homens suspeitos de envolvimento nos crimes de furto qualificado e receptação qualificada de aparelhos de ar-condicionado furtados de unidades de saúde do município.
Desde o dia 22 de janeiro, a DRF vinha sendo acionada pela Secretaria Municipal de Saúde após o registro de diversos furtos de condensadores de ar-condicionado em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), localizadas nos bairros São Sebastião e no Centro da cidade.
Ver esta publicação no InstagramUma publicação partilhada por Pabhlo Rhuan Notícias (@pabhlonoticias)
De acordo com a Polícia Civil, durante as investigações, os policiais identificaram o principal suspeito pelos furtos. Na manhã desta terça-feira (27), durante diligências, os investigadores constataram a ocorrência de mais um furto em uma unidade de saúde e conseguiram localizar e prender L.F.S., de 29 anos, apontado como autor dos crimes. Ele confessou a prática dos furtos.
Em entrevista aojornalista Pabhlo Rhuan, o delegado Lucas Rothardand explicou como a ação foi desencadeada.
“Na manhã de hoje, a Delegacia de Roubos e Furtos fez duas prisões em flagrante, uma por furto qualificado e outra por receptação qualificada. Recebemos informações da Secretaria Municipal de Saúde sobre furtos de condensadores de ar em UBSs, inclusive em uma unidade em construção no bairro São Sebastião. A partir disso, iniciamos as investigações e chegamos ao autor dos furtos”, afirmou.
Segundo o delegado, durante o acompanhamento das investigações, a equipe também identificou o receptador do material furtado.
“Chegamos ao receptador qualificado, que era o proprietário de uma sucata aqui em Patos. No local, encontramos dois condicionadores de ar já em processo de desmanche, oriundos de furtos em UBSs. Conseguimos prender tanto o autor dos furtos quanto o receptador”, detalhou.
O receptador foi identificado como E.B.P., de 48 anos, dono de uma sucata no município. No estabelecimento, os policiais encontraram dois aparelhos de ar-condicionado desmontados, cujo objetivo, segundo a investigação, era a retirada do cobre para posterior venda.
Ainda conforme a Polícia Civil, o suspeito dos furtos já é conhecido no meio policial.
“Ele já responde a outros processos, encontra-se em regime semiaberto e é usuário de drogas. Ele realizava escaladas de cercas de aproximadamente dois metros para cometer os furtos”, explicou o delegado.
Dois aparelhos de ar-condicionado foram recuperados durante a ação, evitando prejuízos maiores ao funcionamento das unidades de saúde.
O delegado também fez um alerta a comerciantes do ramo de sucata.
“Se tem alguém que furta, tem alguém que compra. Comprar material furtado configura receptação, e comprar para vender caracteriza receptação qualificada. As pessoas precisam ter cuidado”, ressaltou.
Os dois suspeitos foram conduzidos à delegacia e permanecem à disposição da Justiça.
Por Pabhlo Rhuan