O Sertão da Paraíba se prepara para um novo salto na mobilidade aérea. O governador João Azevêdo concluiu as obras de modernização e ampliação do Aeroporto Regional Brigadeiro Firmino Ayres, em Patos. A nova estrutura passou por inspeção técnica final da Secretaria de Infraestrutura e está apta a operar com capacidade total.
A inauguração oficial deve ser anunciada nos próximos dias e promete ser um evento de grande porte, com expectativa das presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador João Azevêdo e do deputado federal Hugo Motta.
Ver esta publicação no InstagramUma publicação partilhada por Pabhlo Rhuan Notícias (@pabhlonoticias)
O investimento total ultrapassa R$ 55 milhões, resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, que aplicou R$ 33,7 milhões, e o Governo Federal, com aporte de R$ 22 milhões. O novo aeroporto substitui a antiga estrutura e foi projetado dentro de padrões modernos de operação.
A capacidade de atendimento é de até 80 passageiros por hora. O pátio de aeronaves foi ampliado para comportar simultaneamente até três aviões do modelo ATR-72-600, com capacidade para 72 passageiros cada.
Além disso, o terminal recebeu uma nova estação meteorológica, permitindo o monitoramento em tempo real das condições climáticas, além de sistemas de auxílio à navegação aérea.
“O aeroporto está totalmente pronto. A infraestrutura foi criada e, a partir daí, o setor privado complementa as melhorias”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Deusdete Queiroga.
A modernização já reflete diretamente na malha aérea regional. A Azul Linhas Aéreas ampliou sua operação, passando de 14 para 26 voos mensais que conectam Patos e Cajazeiras ao Recife (PE).
Para especialistas, os efeitos vão além do transporte de passageiros. “Patos tem crescido como líder econômico da região. A ampliação dessas linhas nos dá a confirmação de que teremos a chance de atrair novos negócios”, avalia a economista Roberta Trindade.
O Aeroporto Regional Brigadeiro Firmino Ayres deve atender não apenas os 24 municípios da Região Metropolitana de Patos, mas também cidades do Sertão de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, fortalecendo a integração regional e o desenvolvimento econômico.
Por Pabhlo Rhuan