Uma operação conjunta entre a Energisa Paraíba, a Polícia Civil e o Instituto de Polícia Científica (IPC) resultou na prisão de quatro pessoas nesta quarta-feira (28), em Patos, no Sertão paraibano. A ação teve como foco o combate ao furto de energia, o popular "gato".
Esta foi a primeira operação do ano no município e percorreu diversos bairros, onde foram identificadas 15 irregularidades tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais. Segundo a distribuidora, as ligações clandestinas colocam em risco a segurança da vizinhança e prejudicam a qualidade do serviço prestado na região.
O furto de energia é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal, com pena que varia de um a quatro anos de prisão, além de multa.
"Além de criminosa, a prática pode colocar a vida dos envolvidos em risco. Muitas vezes essas intervenções são executadas por pessoas sem conhecimento técnico, o que aumenta o risco de acidentes, choques e incêndios", explicou Danillo Lélis, gerente da Energisa.
Os números de 2025 revelam a gravidade do problema no estado:
Prisões: 175 pessoas foram detidas no ano passado, sendo 60 delas apenas no Sertão.
Inspeções: Foram realizadas mais de 130 mil vistorias, encontrando 18 mil irregularidades.
Recuperação: A energia recuperada (32,9 GWh) seria suficiente para abastecer 20 mil casas por um ano.
Impostos: O combate às fraudes garantiu o retorno de quase R$ 6 milhões em ICMS aos cofres públicos.
A Energisa orienta que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 0800 083 0196, pelo WhatsApp (83) 9 9135-5540 ou pelo aplicativo Energisa On.
Por Pabhlo Notícias com Assessoria Energisa