O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) decidiu, nesta segunda-feira (2), acabar com a obrigatoriedade da prova de baliza nos exames práticos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A mudança já passa a valer no estado.
Com a nova regra, a avaliação prática deixa de se concentrar em uma manobra específica realizada em espaço isolado e passa a analisar o desempenho do candidato em situação real de tráfego. O estacionamento do veículo permanece como etapa obrigatória, sendo exigido ao final do percurso.
A decisão foi tomada após a publicação da Resolução nº 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que atualiza e normatiza os procedimentos relacionados à aprendizagem, à habilitação e à expedição de documentos de condutores em todo o país.
Segundo o Contran, a resolução estabelece novas diretrizes para o processo de formação dos candidatos à CNH, com foco na padronização dos exames práticos e na avaliação mais completa da condução veicular.
A partir da resolução, foi criado o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, publicado neste domingo (1º) pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). De acordo com a secretaria, as mudanças têm como objetivo tornar o processo de habilitação mais justo, acessível e alinhado à realidade do trânsito.
O Detran-PB informou que irá seguir integralmente as orientações estabelecidas pelo Contran e pela Senatran, adequando os exames práticos à nova metodologia de avaliação.
Por Pabhlo Notícias
com g1 PB