Patos
Vídeo de suposto desperdício na Barragem da Farinha gera repercussão em Patos; Cagepa esclarece situação
magens que circulam nas redes sociais mostram grande volume de água saindo e levantam questionamentos sobre desperdício em meio à expectativa de sangria do manancial
24/03/2026 20h58
Por: Redação
Foto: Reprodução

Um vídeo que circulou amplamente nas redes sociais na tarde desta terça-feira (24) acendeu um alerta entre os moradores de Patos. As imagens mostram uma grande vazão de água na estação de captação da Cagepa, localizada na Barragem da Farinha, o que levou muitos internautas a questionarem um possível desperdício em um momento de grande expectativa pela sangria do manancial.

No registro, um morador demonstra indignação com o volume de água que escoa pelo local e cobra providências.

"Como é que vocês querem que a barragem da farinha sangue? De jeito aí. A Cagepa desde ontem está aqui, ó. Abandonada, a água descendo aí, ó. Olha aí a cachoeira da água aí, ó. Essa é a água da barragem da farinha. O dia todo de ontem e hoje o dia. Minha menina disse aqui agora que desde ontem ela tá assim. Como é que vocês querem que ela sangue? Cadê o povo da Cagepa para resolver isso aí, para fechar as bombas aqui?", questiona o popular no vídeo.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Pabhlo Rhuan Notícias (@pabhlonoticias)

Diante da repercussão e das dúvidas dos patoenses, o portal Pabhlo Notícias buscou esclarecimentos junto ao gerente regional da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Jônatas Raulino. Segundo ele, a cena registrada não se trata de um vazamento ou desperdício acidental, mas de um procedimento técnico necessário.

“Estamos realizando a limpeza da tomada de fundo para viabilizar seu pleno funcionamento. O procedimento é esse mesmo: fazemos a abertura controlada, depois fechamos, e repetimos esse ciclo até atingir as condições adequadas de bombeamento e garantir a limpeza da água contida na tomada de fundo da barragem. Esse volume é pequeno, e as bombas já estão funcionando, em fase de testes, como parte da reativação do sistema da Barragem da Farinha”, explicou Jônatas Raulino.

Com as chuvas recentes, o manancial tornou-se o centro das atenções em Patos, já que faltam menos de 2,14 milhões de metros cúbicos para que a "noiva do sertão" volte a sangrar, atingindo sua capacidade máxima de 25,7 milhões de m³.

Por Pabhlo Rhuan