Sertão
Bebê nasce dentro de ambulância do Samu durante trajeto no Sertão da Paraíba
Gestante entrou em trabalho de parto antes de chegar à maternidade, e equipe realizou o procedimento na PB-400 entre São José de Piranhas e Cajazeiras; mãe e recém-nascido passam bem
25/03/2026 18h30
Por: Redação
Foto: Reprodução

Uma gestante de 39 anos deu à luz dentro de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na noite deste domingo (22), durante o trajeto entre as cidades de São José de Piranhas e Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano. A equipe de socorro precisou realizar o parto dentro do veículo após a mulher entrar em trabalho de parto antes de chegar à maternidade.

De acordo com as informações, a gestante estava em casa quando passou a sentir contrações intensas. O Samu foi acionado e iniciou o transporte até uma unidade hospitalar em Cajazeiras, mas o parto evoluiu rapidamente no meio do caminho, obrigando os profissionais de plantão a realizarem o procedimento ainda na ambulância. O atendimento ocorreu na rodovia PB-400.

O bebê nasceu “empelicado”, condição em que o recém-nascido vem ao mundo ainda envolto pela bolsa amniótica. Apesar da situação considerada delicada, a equipe conseguiu conduzir o parto com segurança e garantiu os primeiros cuidados tanto à mãe quanto à criança ainda dentro da unidade móvel.

Após o nascimento, mãe e filho foram encaminhados para uma unidade de saúde em Cajazeiras, onde receberam atendimento médico e permaneceram em observação. Segundo as informações, os dois passam bem.

Por Pabhlo Noíticas