A Central Estadual de Transplantes da Paraíba registrou, na noite deste domingo (18), a primeira doação de coração do ano de 2026. O procedimento foi realizado no Complexo Hospitalar Regional de Patos, no Sertão do estado, após autorização da família de um homem de 32 anos, vítima de Trauma Cranioencefálico (TCE), com morte encefálica confirmada.
Além do coração, também foram captados o fígado, os rins e a córnea do olho esquerdo. Com a doação, cinco pacientes que estavam na lista de espera por transplante foram beneficiados.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Pabhlo Notícias no WhatsApp
Antes da cirurgia de captação, profissionais de saúde da unidade realizaram uma homenagem ao doador por meio do “Cortejo da Vida”. Médicos, enfermeiros e colaboradores formaram um corredor humano no trajeto entre a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o bloco cirúrgico, em um gesto simbólico de reconhecimento à solidariedade da família.
O irmão do doador, José Saturnino, informou que a decisão foi tomada em consenso entre os 11 irmãos e a mãe. Segundo ele, a doação representa uma forma de manter viva a memória do familiar. “Ele sempre foi muito generoso. Saber que outras famílias terão uma nova chance ameniza um pouco a nossa dor”, afirmou.
A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, destacou que a captação realizada em Patos reforça a descentralização do serviço no estado. Ela lembrou que, em 2025, a Paraíba registrou 16 doações de coração e chegou a zerar a fila de espera para esse órgão.
Ver esta publicação no InstagramUma publicação partilhada por Pabhlo Rhuan Notícias (@pabhlonoticias)
Já o diretor técnico do Hospital Regional de Patos, Pedro Augusto, ressaltou a importância técnica do procedimento, especialmente em razão da idade do doador.
Com essa captação, a Paraíba contabiliza três doações de órgãos em 2026. Atualmente, 803 pessoas ainda aguardam por um transplante no estado.
Por Pabhlo Rhuan