
O Governo do Estado da Paraíba, por meio do Comando Geral da Polícia Militar, realiza nesta quinta-feira, 26 de março de 2026, a solenidade de reinauguração do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), sediado em Patos. O evento, marcado para as 17h, celebra a renovação estrutural da unidade que é referência na segurança pública de todo o Sertão paraibano.
Em convite formal à sociedade, o Comandante do 3º BPM, Tenente-Coronel Esaú, destacou que a nova estrutura representa a realização de um sonho e o fortalecimento da missão policial na região. "O 3º Batalhão agora está com a estrutura renovada, ressurge de maneira mais forte. É o coroamento de um sonho que se realiza", afirmou o comandante, convidando autoridades e toda a população patoense para o momento histórico.
O batalhão, conhecido historicamente como o "Guardião do Sertão", passou por uma modernização em sua sede física para melhor atender às demandas operacionais e administrativas, mantendo a essência de proteção iniciada na década de 70.
Instalado em Patos no ano de 1972, o 3º BPM consolidou-se ao longo de décadas como um símbolo de disciplina e bravura. A reinauguração não marca apenas a entrega de uma nova estrutura física, mas reafirma o compromisso da Polícia Militar com a ordem pública e a segurança de diversas cidades que compõem a área de atuação da unidade no Sertão.
A solenidade é aberta ao público e deve reunir as principais autoridades civis e militares do estado.
Por Pabhlo Rhuan
Mín. 19° Máx. 34°