
Neste 8 de março, quando se celebra o Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Patos destaca a importância da presença e da atuação feminina na Casa Juvenal Lúcio de Sousa, contribuição que tem fortalecido o Poder Legislativo e ampliado políticas públicas voltadas às necessidades da população.
Sob a presidência da vereadora Tide Eduardo (Republicanos), a Mesa Diretora vem se destacando por uma gestão organizada, eficiente e comprometida com a modernização dos trabalhos legislativos. Reconhecida pela capacidade administrativa e pelo diálogo permanente com os parlamentares e a sociedade, Tide Eduardo consolida uma liderança feminina marcada pela responsabilidade e pelos resultados.
A bancada feminina é composta ainda por parlamentares com trajetórias profissionais diversas e relevantes:
Mesmo com o equilíbrio de cadeiras por gênero ainda desfavorável às mulheres — que representam 35,71% do Parlamento Municipal — as seis vereadoras que integram o Poder Legislativo patoense se destacam pela produtividade e pela atuação firme em pautas sociais, com atenção especial à defesa dos direitos das mulheres, à saúde, à educação e às políticas de inclusão.
“Ainda somos minoria, mas nossa produtividade faz toda diferença, alcançando altos índices de resolutividade prática para a população”, destaca a presidente Tide Eduardo.
O cenário local dialoga com a realidade nacional. Apesar de avanços graduais, a presença feminina nos espaços de poder ainda é minoritária no Brasil.
No Legislativo Federal, as mulheres ocupam cerca de 18% das cadeiras na Câmara dos Deputados e aproximadamente 15% no Senado Federal, percentuais ainda distantes da paridade de gênero. Nas assembleias legislativas estaduais e câmaras municipais, a média nacional gira em torno de 16% a 20% de representação feminina.
No Poder Executivo, o país também registra participação reduzida: as mulheres são minoria entre prefeitos e governadores. Em contrapartida, sua presença cresce em cargos de gestão pública, secretarias e funções técnicas estratégicas.Já no Judiciário, o avanço é mais consistente. As mulheres representam cerca de 40% da magistratura brasileira, com participação cada vez mais relevante em tribunais superiores e funções de liderança institucional.
Estudos de governança pública e organismos internacionais indicam que a maior presença feminina em cargos de liderança está associada a práticas administrativas mais transparentes, decisões mais colaborativas e maior priorização de políticas sociais — especialmente nas áreas de saúde, educação, assistência social e proteção de direitos.
A atuação feminina também tem sido relacionada a ambientes institucionais mais equilibrados, com incentivo ao diálogo e à mediação de conflitos, características essenciais para a construção de consensos e soluções efetivas para a população.
Neste Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Patos reforça que representatividade também se traduz em eficiência, compromisso público e resultados concretos para a sociedade. A contribuição das parlamentares patoenses reafirma o papel das mulheres como protagonistas na formulação de políticas públicas e na construção de uma gestão cada vez mais sensível às demandas sociais.
Por Comunicação Câmara
POLITÍCA! Hugo Motta e o protagonismo da Paraíba no cenário nacional
AVANÇO! Prefeitura de Patos inicia obras de modernização da Avenida Paraíba com investimento superior a R$ 1 milhão
LUTO! CMP aprova voto de pesar pela morte de Paulo Machante, ex-prefeito e ex-vereador de S. J. de Espinharas-PB
POLÍTICA PARAIBANA Jornal O Globo destaca: Lula vai com Nabor Wanderley na corrida ao Senado na Paraíba
INFRAESTRUTURA NO SE Governo da Paraíba entrega reforma da 4ª Ciretran de Patos
AVANÇO! Governador Lucas Ribeiro atende pedido de Ana Peixoto e Nael Rosa e anuncia pavimentação da estrada do Santuário Deus Pai Todo-Poderoso, em Malta
Patos Campanha Junho Violeta: Presidente do CMDPI cobra ações da Câmara Municipal de Patos em defesa dos idosos
PATOS Em agenda por Patos e região, Governador Lucas Ribeiro entrega obras e realiza plenária do Orçamento Democrático
PATOS Câmara celebra os 20 anos do Fisco Municipal com sessão solene e homenagens a servidores Mín. 20° Máx. 35°