
A Câmara Municipal de Patos aprovou, por unanimidade, durante a sessão ordinária desta terça-feira (7), o Voto de Pesar pelo falecimento do ex-vereador Inácio Ferreira de Lucena, conhecido como Inácio de Gelo, aos 67 anos. Ele faleceu às 17h30 do dia 31 de abril deste ano.
De autoria da vereadora Nadir (Republicanos), o Requerimento nº 198/2026 foi apresentado em plenário e recebeu o apoio de todos os parlamentares da Casa Juvenal Lúcio de Sousa. Durante a discussão da matéria, a autora destacou, emocionada, a trajetória e o legado deixado pelo ex-parlamentar.
“É com muita tristeza que apresento nesta noite este voto de pesar dirigido à família do meu amigo, eterno vereador desta Casa, Inácio de Gelo, para que eles recebam da Câmara Municipal o nosso sincero pesar pela perda irreparável, para a família e para a cidade de Patos”, declarou.
Ao relembrar sua atuação como presidente do Legislativo, Nadir ressaltou a contribuição de Inácio como conselheiro e exemplo de homem público. “Tive o privilégio de ser vereadora, no meu primeiro mandato, com o vereador Inácio de Gelo. Tive o privilégio de conhecer um homem público que deixou o seu legado, seu exemplo para todos nós. Aprendi com ele como prestar contas ao povo do nosso trabalho nesta Casa”, afirmou.
A parlamentar ainda destacou a forte atuação de Inácio de Gelo junto à comunidade do bairro do Jatobá. “Inácio representava para Patos, em especial para o bairro do Jatobá, um ser humano diferenciado, que prestava um serviço comunitário ao povo daquela comunidade da Zona Sul, atendendo a todos que o procuravam, independentemente de serem eleitores ou não”, acrescentou, sendo aplaudida pelos colegas.
O vereador Júnior Contigo (União) também prestou homenagem, destacando o carinho da população do Jatobá pelo ex-parlamentar. “Sou do bairro do Jatobá e sei que Inácio era muito querido por aquela população. O Jatobá aprendeu a respeitá-lo pelo seu jeito acolhedor e pela humildade que sempre demonstrou. Os moradores estão tristes com essa perda”, disse.

Já o vereador Héber Tiburtino relembrou a convivência com a família de Inácio e destacou sua importância histórica e social. “Inácio foi contemporâneo de meu pai e teve uma atuação marcante. Deveria ser homenageado com uma estátua na entrada do bairro do Jatobá, tamanha foi sua importância, inclusive nas atividades culturais e na valorização da saúde na Zona Sul”, pontuou, sugerindo ainda que um futuro equipamento de saúde da região receba o nome do ex-vereador.

Por iniciativa do vereador Ítalo Gomes (Republicanos), a Mesa Diretora da Casa solicitou um minuto de silêncio em memória de Inácio de Gelo, em reconhecimento à sua trajetória pública e aos serviços prestados ao município de Patos.
Por Comunicação Câmara
POLITÍCA! Hugo Motta e o protagonismo da Paraíba no cenário nacional
AVANÇO! Prefeitura de Patos inicia obras de modernização da Avenida Paraíba com investimento superior a R$ 1 milhão
LUTO! CMP aprova voto de pesar pela morte de Paulo Machante, ex-prefeito e ex-vereador de S. J. de Espinharas-PB
POLÍTICA PARAIBANA Jornal O Globo destaca: Lula vai com Nabor Wanderley na corrida ao Senado na Paraíba
INFRAESTRUTURA NO SE Governo da Paraíba entrega reforma da 4ª Ciretran de Patos
AVANÇO! Governador Lucas Ribeiro atende pedido de Ana Peixoto e Nael Rosa e anuncia pavimentação da estrada do Santuário Deus Pai Todo-Poderoso, em Malta
Patos Campanha Junho Violeta: Presidente do CMDPI cobra ações da Câmara Municipal de Patos em defesa dos idosos
PATOS Em agenda por Patos e região, Governador Lucas Ribeiro entrega obras e realiza plenária do Orçamento Democrático
PATOS Câmara celebra os 20 anos do Fisco Municipal com sessão solene e homenagens a servidores Mín. 20° Máx. 35°