Energia

Energisa mobiliza plano de contingência após temporal e informa normalização de 85% das ocorrências no Sertão da Paraíba

Evento climático severo registrou mais de 40 mil raios e causou danos à rede elétrica, com Patos e Itaporanga entre as cidades mais afetadas

06/02/2026 às 14h45
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Energisa informou que segue atuando para normalizar as ocorrências registradas após o evento climático severo que atingiu o Sertão da Paraíba na tarde da última quinta-feira (5). Segundo a concessionária, o fenômeno foi acompanhado por chuvas, rajadas de vento e intensa incidência de descargas atmosféricas.

De acordo com a empresa, mais de 40 mil raios foram registrados em toda a região, sendo os municípios de Patos e Itaporanga os mais afetados. O impacto do evento causou danos significativos à rede elétrica, atingida por árvores, objetos arremessados, descargas atmosféricas, além de postes e outros componentes do sistema.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Na tarde de ontem, na região do Sertão da Paraíba, tivemos um evento climático severo, acompanhado de chuvas, descargas atmosféricas e ventos fortes. Chegamos a registrar mais de 40 mil raios em toda a região, com Patos e Itaporanga entre as cidades mais atingidas. Mobilizamos imediatamente o nosso plano de contingência para situações emergenciais, ampliando o número de equipes para conter os danos na rede elétrica. Na manhã desta sexta-feira, cerca de 85% das ocorrências já haviam sido restabelecidas. Seguimos com alertas climáticos e com equipes de outras regionais do Estado atuando no Sertão. Não vamos medir esforços para restabelecer a normalidade na região”, afirmou Nathalia Holanda, gerente de operações da Energisa.

A concessionária informou que acionou o plano de contingência para situações críticas, com a mobilização de um número maior de equipes em campo, incluindo profissionais de outras regiões do estado, com o objetivo de restabelecer o fornecimento de energia com segurança e no menor tempo possível.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ainda segundo a Energisa, até a manhã desta sexta-feira (6), cerca de 85% das ocorrências já haviam sido normalizadas. A empresa destacou que as equipes seguem atuando e que novas frentes de trabalho serão alocadas nas próximas horas, diante da previsão de continuidade das chuvas.

Por questões de segurança, a Energisa orientou a população a manter distância de fios caídos e a acionar a concessionária por meio dos canais oficiais de atendimento.

Por Pabhlo Rhuan

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.