Trânsito

DNIT instala redutores de velocidade na BR-361 entre Patos e Santa Terezinha após solicitações de moradores

Lombadas foram colocadas próximo ao km 10, nas entradas dos sítios Lajedo e do condomínio Chácaras Quintas do Cauaçu, para reduzir riscos de acidentes no trecho.

06/03/2026 às 17h30
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Blog do Jordan Bezerra
Foto: Blog do Jordan Bezerra

A implantação de dois redutores de velocidade, os conhecidos “quebra-molas”, na BR-361, entre Patos e Santa Terezinha, no Sertão da Paraíba, chamou a atenção de motoristas que trafegam pela rodovia. O tipo de equipamento não é comum em trechos não urbanos das rodovias federais que cortam a região.

Os redutores foram instalados nas proximidades do km 10 da BR-361, próximo aos acessos dos sítios Lajedo e ao condomínio de chácaras Quintas do Cauassu.

Continua após a publicidade
Anúncio

O jornalista Pabhlo Rhuan apurou junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que a implantação das lombadas ocorreu após solicitações feitas por moradores da localidade. Segundo apurado, pelo menos três pedidos foram encaminhados relatando o risco enfrentado por quem precisa entrar ou sair da rodovia para acessar o condomínio e propriedades rurais da região.

De acordo com os relatos apresentados ao DNIT, muitos veículos trafegavam pelo trecho em alta velocidade, acima do limite permitido, o que aumentava o risco de acidentes.

Continua após a publicidade
Anúncio

Após a análise técnica da demanda, o órgão federal autorizou a instalação dos redutores como forma de diminuir a velocidade dos veículos no local. A reportagem também apurou que inicialmente foi avaliada a possibilidade de instalação de um redutor eletrônico de velocidade, conhecido como “pardal”, mas a alternativa não foi possível, sendo adotada a implantação das lombadas.

Ainda segundo informações obtidas pela reportagem, existem estudos para melhorias futuras no acesso à localidade, incluindo a ampliação do acostamento para facilitar a entrada e saída de moradores da rodovia. Também não está descartada, no futuro, a substituição das lombadas físicas por equipamentos eletrônicos de fiscalização.

Apesar de o trecho já contar com sinalização horizontal e vertical indicando a presença dos redutores, a orientação é que os motoristas redobrem a atenção ao trafegar pelo local, que até então era conhecido pelo fluxo de veículos em alta velocidade.

Por Pabhlo Rhuan

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.