Patos

Patos abre primeira Semana Municipal de Trânsito com ações educativas e de fiscalização

Programação segue até o dia 14 com palestras, caminhadas, blitz e atividades em escolas para conscientizar condutores e pedestres

09/03/2026 às 14h00 Atualizada em 09/03/2026 às 14h07
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Pabhlo Rhuan
Foto: Pabhlo Rhuan

A abertura da primeira Semana Municipal de Trânsito de Patos aconteceu nesta segunda-feira (9), com uma programação voltada à conscientização e à segurança nas vias. As ações são coordenadas pela Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos (STTRANS) e reúnem atividades educativas e de fiscalização direcionadas a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

A campanha segue até o próximo dia 14 e conta com atividades em escolas e espaços públicos, abordando temas como direção defensiva, primeiros socorros e respeito às leis de trânsito.

Continua após a publicidade
Anúncio
 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Pabhlo Rhuan Notícias (@pabhlonoticias)

De acordo com o superintendente da STTRANS, Elucinaldo Laurindo, a iniciativa foi criada por meio de lei municipal e tem como principal objetivo fortalecer as ações de educação para o trânsito no município.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Hoje estamos oficialmente abrindo a primeira Semana Municipal de Trânsito, que tem como objetivo chamar a atenção da população e intensificar o trabalho de educação para o trânsito, para que motoristas, motociclistas e pedestres respeitem as normas”, destacou.

Ele também ressaltou que o aumento no número de acidentes reforça a necessidade de ampliar as campanhas educativas e de fiscalização.

A programação começou com uma caminhada saindo da Praça Edvaldo Mota, reunindo estudantes, professores e representantes de órgãos de trânsito. A chefe da 4ª Ciretran de Patos, Danuzia Ramos, explicou que a mobilização simboliza a participação da sociedade na construção de um trânsito mais seguro.

“Quem primeiro se apresenta para a sociedade são os pedestres, representados pelos alunos da Escola Estadual Rio Branco, seguidos pela apresentação das viaturas da STTRANS, DTRAN e demais órgãos”, explicou.

A Semana Municipal de Trânsito conta com a participação de diversas instituições que integram o sistema de segurança viária, entre elas STTRANS, DETRAN, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU, DNIT e DER.

Durante a semana também serão intensificadas as fiscalizações nas ruas da cidade. O chefe da 3ª Delegacia da PRF em Patos, Cristiano Hiroi, informou que uma das prioridades será o combate à condução de veículos sob efeito de álcool.

“Fiscalizações serão direcionadas principalmente para o combate à alcoolemia. Também vamos realizar a operação Duas Rodas em toda a circunscrição da delegacia e na região de Patos”, afirmou.

Já o capitão Breno, da BPTran, destacou que as operações também vão focar em irregularidades envolvendo motocicletas.

“Vamos intensificar a fiscalização em motos com canos adulterados, que perturbam o sossego da população, além de condutores que trabalham em aplicativos de delivery e não possuem Carteira Nacional de Habilitação”, explicou.

A expectativa dos órgãos envolvidos é que as ações educativas e de fiscalização contribuam para reduzir o número de acidentes e fortalecer a cultura de respeito às normas de trânsito no município.

Por Pabhlo Notícias

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.