
A abertura da primeira Semana Municipal de Trânsito de Patos aconteceu nesta segunda-feira (9), com uma programação voltada à conscientização e à segurança nas vias. As ações são coordenadas pela Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos (STTRANS) e reúnem atividades educativas e de fiscalização direcionadas a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
A campanha segue até o próximo dia 14 e conta com atividades em escolas e espaços públicos, abordando temas como direção defensiva, primeiros socorros e respeito às leis de trânsito.
Ver esta publicação no Instagram
De acordo com o superintendente da STTRANS, Elucinaldo Laurindo, a iniciativa foi criada por meio de lei municipal e tem como principal objetivo fortalecer as ações de educação para o trânsito no município.
“Hoje estamos oficialmente abrindo a primeira Semana Municipal de Trânsito, que tem como objetivo chamar a atenção da população e intensificar o trabalho de educação para o trânsito, para que motoristas, motociclistas e pedestres respeitem as normas”, destacou.
Ele também ressaltou que o aumento no número de acidentes reforça a necessidade de ampliar as campanhas educativas e de fiscalização.
A programação começou com uma caminhada saindo da Praça Edvaldo Mota, reunindo estudantes, professores e representantes de órgãos de trânsito. A chefe da 4ª Ciretran de Patos, Danuzia Ramos, explicou que a mobilização simboliza a participação da sociedade na construção de um trânsito mais seguro.
“Quem primeiro se apresenta para a sociedade são os pedestres, representados pelos alunos da Escola Estadual Rio Branco, seguidos pela apresentação das viaturas da STTRANS, DTRAN e demais órgãos”, explicou.
A Semana Municipal de Trânsito conta com a participação de diversas instituições que integram o sistema de segurança viária, entre elas STTRANS, DETRAN, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU, DNIT e DER.
Durante a semana também serão intensificadas as fiscalizações nas ruas da cidade. O chefe da 3ª Delegacia da PRF em Patos, Cristiano Hiroi, informou que uma das prioridades será o combate à condução de veículos sob efeito de álcool.
“Fiscalizações serão direcionadas principalmente para o combate à alcoolemia. Também vamos realizar a operação Duas Rodas em toda a circunscrição da delegacia e na região de Patos”, afirmou.
Já o capitão Breno, da BPTran, destacou que as operações também vão focar em irregularidades envolvendo motocicletas.
“Vamos intensificar a fiscalização em motos com canos adulterados, que perturbam o sossego da população, além de condutores que trabalham em aplicativos de delivery e não possuem Carteira Nacional de Habilitação”, explicou.
A expectativa dos órgãos envolvidos é que as ações educativas e de fiscalização contribuam para reduzir o número de acidentes e fortalecer a cultura de respeito às normas de trânsito no município.
Por Pabhlo Notícias
Patos Prefeitura de Patos conclui recapeamento asfáltico em vias dos bairros Noé Trajano, Belo Horizonte e Novo Horizonte
PATOS 4ª Ciretran de Patos retoma atendimentos em sede totalmente reformada e modernizada
MUDANÇAS Juíza Vanessa Moura deixa a Comarca de Patos e é promovida à 1ª Vara Mista de Cajazeiras Mín. 19° Máx. 34°